segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Meia Maratona do Espírito Santo ou Shopping à Shopping


Pouco mais de um mês para treinar e eu e a Lôra resolvemos entrar em outra barca furada: os 21km da Meia Maratona Shopping à Shopping! Promovida pela Sá Cavalcanti, administradora dos dois shoppings (prá galera do Rio, a antiga administradora do Tijuca Shopping), ela iria largar do Shopping Mestre Álvaro (Serra, ES) e terminar no Shopping Praia da Costa (Vila Velha), cruzando a Terceira Ponte de Vitória. Um percurso inédito e bastante desafiador, inclusive com tempo de corte para atravessar a ponte, que precisava ser liberada às 10 horas. O ritmo de treino não foi muito bom nesse pouco mais de um mês, nem para mim, nem para a Lôra, mas quem está na chuva é prá se molhar e era isso que iria acontecer, literalmente, já que uma chuva forte caiu durante a noite na capital capixaba. Noite sem descanso, já que alguma coisa que comemos no dia anterior bagunçou nossos intestinos.
A largada foi no estacionamento do Shopping Mestre Álvaro, atrasada em mais de meia hora por conta de um acidente grave, mas sem vítimas, entre um caminhão da organização que levava água para os postos de distribuição e um carro de passeio. Enquanto aguardávamos, a chuva continuava a cair.
Finalmente, largamos, no último pelotão, já que tive que fazer uma última visitinha ao banheiro. O primeiro trecho é uma longa descida, que leva do shopping à praia de Camburi. Aqui, no primeiro quilômetro o Endomondo me avisa do pace: 5:45min/km!, bem mais baixo do que a minha média. Tentar manter o ritmo da Lôra ía acabar comigo, então resolvi desacelerar e ficar com o meu pace médio que tem sido entre 6:30 e 6:40. Até a subida para a Terceira Ponte, o percurso é bastante plano e fácil, os postos de hidratação colocados a cada 3 ou 4 quilômetros. A subida começa após o 11º quilômetro, quando muita gente já começa a caminhar e desistir da corrida. É uma elevação forte e encontro a Lôra quase no final da subida, ainda digo para ela que a corrida acabava ali, pois o resto era muito fácil... grande engano, após a longa descida da ponte, a nova alça de acesso a ponte faz uma nova subida. Passamos junto ao Shopping Praia da Costa e alguém grita que só falta 1 quilômetro... para ele pode ser, devia estar correndo a opção dos 16km, mas para mim e para a Lôra ainda faltariam mais cinco, com direito à passagem pela Praia da Costa, ruas de paralelepípedos e mais uma subida antes de cruzar a chegada. A entrega de medalhas? Dentro do shopping e a premiação na praça de alimentação.
No balanço geral, eu gostei da corrida, um belo percurso e o desafio de cruzar a Terceira Ponte, mas, num mercado iniciante que é o de corridas de rua no Espírito Santo, a organização precisa levar algumas pedradas se quiser continuar com isso sem maiores problemas, então vamos a elas:
  • hidratação: mais ou menos à cada 3,5 km, isso talvez seja demais para quem não está acostumado a correr longos percurso, podia ser repensado;
  • isotônico: em uma corrida de 21km, NENHUMA distribuição de isotônico, nem no final da corrida, aliás o pós corrida, com zona de dispersão DENTRO do shopping foi uma zona. Se tinha frutas e/ou isotônicos, eu não achei;
  • Segurança dos corredores: após os 16km, já no setor Praia da Costa, não havia pessoal do Staff para orientar corredores e motoristas sobre suas respectivas faixas, o que gerou a invasão de carros na pista de corrida e vice-versa. Prato cheio para um acidente;
  • Tempos: ao final da corrida recebi por SMS meu tempo... bruto. E como a corrida foi um pacote promocional do shopping, também não tinha um site para a publicação dos resultados, das fotos da organização, nada... conclusão, se não tivesse corrido com o smartphone, até agora não saberia meu tempo real de corrida... organização, para os corredores isso é fundamental. Tanto ou mais do que a medalha.
O comentário é de que nova edição da corrida deve ocorrer no próximo ano, só espero que os erros sejam corrigidos e este venha a se tornar um evento tradicional no calendário capixaba.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário