terça-feira, 18 de outubro de 2011

FINAL DE SEMANA ACELERADO


Texto de Manoel Rodrigues

Corridas neste domingo,  16 de outubro, nas duas principais cidades do Estado do Rio de Janeiro. No Rio, a Corrida e Caminhada pela Cura , evento de motivo nobre, que procura enfatizar e incentivar a prevenção do câncer de mama, no percurso litorâneo de 8kms., entre Leblon e Copacabana. Vários integrantes da Azo Speed participaram dela no ano passado.
Em Niterói, outro evento valorizando a atividade física como parte auxiliar da medicina: a  Corrida e Caminhada Pique Unimed, também percorrendo a parte litorânea.
As duas corridas exploraram aquilo que as duas cidades têm de mais bonito:  a orla aos pés da cadeia de montanhas.
Comparecimento grande da Azo Speed no evento de Niterói, que constou de 9,2 km de corrida e 3 kms. de caminhada. Estiveram lá o Lino, o Francisco (ligeirinho), e mais colegas de trabalho de ambos, além da presença do  Manoel (e mais colegas de trabalho) e do nosso simpático Ismail.
A corrida de Niterói percorreu, como já dito, grande parte da orla, desde a Estação das Barcas, passando pelo Forte do Gragoatá e pelas Praias de Boa Viagem,  Icaraí, São Francisco e Charitas, passando ainda pelo famoso e lindo Museu de Arte Contemporânea (MAC), obra esplendorosa de Niemeyer, e símbolo da Cidade. A corrida, de 3kms, ocorreu na praia de Charitas (local do final da corrida), no percurso de 1,5km em ida e volta.
Organizada pela Speridion ( a organizadora da Corrida da Ponte) e patrocínio e apoio da Unimed, Oncomed, Cardiolab, Labs (gigantes da área médica) e da prefeitura local, teve dois objetivos: o primeiro, já dito acima, um objetivo médico. O segundo, o de desenvolver mais as corridas de rua em Niterói (que já tem o excelente "Circuito Fun and Run", cuja última etapa do ano ocorre no próximo mês).
Parece que ambos os objetivos foram alcançados. Incluindo a caminhada e corrida, participaram cerca de 3.000 atletas. Foi bonito ver, do alto do MAC, a massa de pessoas tomando a Praia de Icaraí.
Com tempo e temperatura agradáveis, o evento de Niteroi se desenvolveu com organização  muito boa: fechamento de boa parte da orla, kit com "mimos" de bom gosto, sorteios de DVDs e Micro-systems, além de hidratação adequada e apoio médico no percurso, e distribuição de isotônicos , frutas e sorvetes ao final da corrida, mais massagens e fotografias grátis.
Uma medida inteligente da organização foi a de transferir a largada de 8hs para às 9hs., por causa da entrada do horário de verão justamente nesse dia. Quase que o nosso distraído amigo Lino chega com duas horas de antecedência, por ser viciado na Internet e na conseqüente leitura de, no máximo, 140 caracteres por mensagem.
Enfim, uma festa bacana.
Com relação aos tempos da corrida, Manoel e Ismail fizeram na casa de 1,09hs/1.10 hs esses 9,2 kms. Lino fez um pouco mais rápido e o Francisco muito mais rápido.
Com respeito ao Ismail, na largada ele explicava a razão pela qual corria mais uma vez de "pipoca" :
"Eu corro para me divertir: marco o tempo no meu relógio, corro sem compromisso e medalhas eu tenho aos montes".
Final da corrida: chega o Ismail com sua medalha no peito (ele sempre consegue!). De brincadeira, foi avisado da distribuição de sorvetes na tenda da Cardiolab. Com sorvete escorrendo pelos cantos da boca ele aponta para a camisa manchada de chocolate e exclama : Já tomei dois, mas vou buscar o terceiro.
Grande Ismail.
Semana que vem tem a charmosa "Corrida e Caminhada Rio Antigo – Etapa Cinelândia", com vários integrantes da AZOSPEED inscritos, inclusive nosso amigo Marcelo, recuperando-se de uma virose braba.
E não se esqueçam: no dia 30 de outubro acontece na Quinta da Boa Vista a corrida para as meninas, etapa Rio de Janeiro, "Mcdonalds' 5 km - Mulheres em Movimento" . Nas 15 cidades da América Latina em que tal corrida se realizará espera-se a presença de 40 mil atletas. É muita mulher. Vou lá na Quinta dar uma olhada. Não sei se haverá lojinhas de bijuterias e cosméticos durante o trajeto, mas só a festa já vale a pena, não é meninas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário