segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Travessia Rio-Niterói Imperdível

Ponte Rio-Niterói abre suas pistas para corredores

Uma prova em abril do ano que vem promete agitar o calendário de corridas de rua no Brasil: a Meia Maratona da Ponte. Realizada pela última vez no início da década de 1990, a prova terá um percurso de 21km, com largada na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, e chegada no Monumento aos Pracinhas da Segunda Guerra, no Parque do Flamengo, no Rio. Deste total, 13km serão na via que liga os dois lados da Baía.

— Participei da Corrida da Ponte em 1981. Realizá-la novamente era um sonho antigo que agora vamos concretizar — comenta João Travem, diretor da Spiridon.


Para Duda Magalhães, da Dream Factory e parceiro da Spiridon na organização da Maratona do Rio, a Meia da Ponte mostra que o mercado de corridas cresce de forma considerável:

— A Meia da Ponte era uma joia que estava guardada. Como queremos fazer provas criativas e diferentes, resolvemos relançá-la. Ainda mais que o Rio está muito valorizado no cenário esportivo mundial e queremos estar nessa onda.
 


Criada por Yllen Kerr, fundador da Corredores de Rua do Rio de Janeiro (Corja), a Corrida da Ponte foi realizada até o início dos anos 90, quando chegou a fazer parte de uma maratona.
— Há cinco anos tentávamos uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora conseguimos a chancela para organizar a Corrida da Ponte — diz Traven, que está acertando os detalhes da prova com a CCR, concessionária que administra a via.


Ele adianta que, para garantir a boa organização, o número de corredores será limitado a oito mil. Como a largada acontecerá em Niterói, os participantes cariocas pegarão barcas especiais para o transporte até o outro lado da Baía da Guanabara.

— Os corredores cruzarão a Baía em barcas especialmente preparadas para eles, já os colocando no clima da prova — diz o diretor da Spiridon, que acredita que os corredores terão uma experiência incrível ao cruzarem a Ponte. — Esta prova vai atingir uma nova geração, que perguntava aos mais velhos como foi correr um dia na Ponte. Eles vão poder ter essa sensação agora. O grande desafio será subir o vão central. Se comparada à subida da Avenida Niemeyer, a da Ponte exige mais, mas, em compensação, sua descida é mais longa e tranquila.
 

No dia da prova, segundo Traven, a Ponte terá duas das quatro pistas fechadas no sentido Niterói-Rio. Como a largada será cedo, quando o movimento de carros é pequeno, não prejudicará o trânsito. Para aqueles que
não pretendem correr 21km, os organizadores pensam em promover, no Parque do Flamengo, uma corrida nos moldes da Family Run, uma prova de 6km que acontece no mesmo dia da Maratona do Rio.
 

2 comentários:

  1. Eu com certeza não irei perder a oportunidade. Vamos balançar a ponte !! Avisem-me !

    ResponderExcluir
  2. Já estamos em Janeiro 2011 , cadê a abertura das inscrições ????? Poderiam me mandar um email assim que souberem ? obrigado

    ResponderExcluir