domingo, 23 de maio de 2010

RJ Classic - 23ª Corrida dos Fuzileiros Navais, 23 de Maio

Ah, que sensação boa voltar ao circuito das corridas bem organizadas. Não levei cinco minutos para retirar o meu kit, que ainda incluía o chip.  No dia da corrida, mais exemplos de um evento bem organizado: chegando no Monumento dos Pracinhas, dei de cara com as barraquinhas da Gatorade sendo montadas. Isotônico e lanchinho... dessa vez não ía passar fome.
Galera se reunindo em frente ao guarda-volumes: Aldina nos 5km e nos 10: Carla Cris, Manoel, Redi, Simone... e nosso amigo Marcelo, de apoio!! É isso aí, o nosso nipo-queniano Taka, se poupando para a Mizuno, resolveu aparecer de apoio, executando a função com destaque. E eu pensando que daqui a pouco a íamos ter que terceirizar o apoio. Cada vez que convencemos alguém a ficar de apoio, a criatura termina virando atleta e a gente fica sem apoio de novo. Até o apoio-edredon não rola mais... Mamãe Paulinha acompanha seus jovens atletas via celular, diretamente da... cama. Dizem as más línguas que se as corridas forem depois do almoço, aí rola... Será que só na Fila, Paulinha? Só resta saber se ela tivesse visto a galera da ambulância 30 reanimando o pai, ía comparecer ou proibir eles de correr? Esses pais dão tanto trabalho...
Voltando para o asfalto, a largada foi dada com tiro de canhão... Não sei por que quando disseram: OLHA O CANHÃO!! teve uma mulherada se escondendo...
Uma galera legal correndo, sem atropelo, ninguém atrapalhando a Aldina. No retorno do pessoal dos 5km, nosso apoio fotográfico trabalhava arduamente para registrar a passagem dos atletas, teve até que sair correndo atrás de um para não perder a foto. Agora os camisas amarelas estavam fora (as cores de camisa foram diferenciadas: amarela, 5km, azul, 10km, verde, 20km), sobrava espaço na pista e eu nem sabia o que fazer com ele...
Já fazendo a volta em Botafogo, fui alcançado pelos pelotões. Eram grupos de atletas militares que corriam juntos e a diferença de tempo entre o primeiro e o último atleta não podia ser maior que 7 segundos. Não preciso dizer que eles vieram atropelando os simples civis, né? Perto de onde os camisas amarelas retornavam, trombei com um pelotão de fuzileiros que corriam FAR-DA-DOS, inclusive de coturno. Algumas meninas ficaram encantadas... acho até que renderam mais. Teve até uma, que não vou dar o nome, que no final da corrida pediu para segurar o mastro do militar... e não queria mais devolver a bandeira!!
Após cruzar o pórtico, sob olhares preocupados da equipe médica que me perguntavam se eu estava bem (tinha gente que não tinha nem ar para responder, sadismo puro desses paramédicos...), procurei fazer a troca do chip rápido para acompanhar a chegada dos companheiros... Manoel chegou lado a lado com o cara que ganhou... os 20km... Chupa essa manga... o cara dos 20km chegou juntinho comigo, Simone, Carla Cris e Manoel... Estamos arrebentando ou não estamos?

Fotos de Marcelo Takahashi

Resultados:
Caminhada:
3360      Aldina                     41:54:03
Corrida (10km)
12583    Carla Cris           1:08:54:18
31526    Manoel                1:11:24:00 (deu xabú no chip)
12566    Redi                    1:00:37:90  (puxa.... foi quase...)
12295    Simone               1:03:23:38


Semana que vem tem Mizuno, galera. Quem estiver de bobeira, é hora de prestigiar nossos sócios-atletas!!

7 comentários:

  1. Vou esperar pelos resultados para fazer um comentário mais técnico e geral sobre a corrida.
    No momento, só quero elogiar, além do texto postado pelo Redi, as fotos do Marcelo Taka. Estão espetaculares. Os ângulos das fotos, captando as cores do dia e a vegetação do Aterro do Flamengo, fazem-me pensar em mandar revelar algumas delas, de maneira impressa. Além de tudo, nosso amigo Taka, nem se preocupou em sair na fotografia.
    Acho que fiz meu melhor tempo. Como disse, vou aguardar os resultados.
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Caramba... quase que baixei de 1hora. Adorei a corrida. As fotos do Marcelo estão ótimas, pena que não dá para postar todas aqui, até por que tem foto de pessoas que nem conhecemos, e eu não teria a autorização para postar. Quem estiver com o Taka, peça para ele mostrar... tem uma de um bigodudo grisalho que ficou bizarra...

    ResponderExcluir
  3. Pô, cheguei feito um alucinado, querendo baixar meu melhor tempo, que era de 1:10:04. Teve médico querendo me levar pra uma tenda de oxigênio ao ver o meu estado. Mas eu tinha conseguido: afinal, eu tinha largado já haviam decorrido 2 minutos e cheguei com 1 hora e onze, portanto, daria um tempo líquido de 1 hora e nove.
    Como disse o Redi, deu xabú: o meu tempo bruto e líquido foi o mesmo: 1:11:24, ou seja, não leram o meu chip na saída.
    Tem nada não, vou buscar um tempo melhor na próxima.
    Mas não reclamo: a organização foi excelente, os pelotões pedindo passagem foram algo diferente e as bandinhas tocando ao longo do trajeto animaram um bocado.
    Ah! As camisas em cores diferentes para cada distância (com as cores da bandeira brasileira) fizeram do evento uma aquarela. Muito bem bolado.
    Gostei de correr com a organização Corpore/Fuzileiros.
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Manoel, você botou o chip no pé esquerdo ou no direito? :)

    ResponderExcluir
  5. Quem dera que todas as provas tivessem uma organização como essa. Parabéns a todos que participaram da prova.

    ResponderExcluir
  6. Pois é: A 10 milhas Mizuno é agora no próximo domingo. Um ótimo treino para a meia. Por isso não devo focar em fazer um bom tempo.

    ResponderExcluir
  7. A Mizuno ainda está aceitando inscrições por ocasião da retirada de chips.
    Quem não se atrever a correr os 16 km pode correr em dupla (8 km), sistema de revezamento, ou seja, um corre 8 km e entrega a pulseira para o outro companheiro, que corre os restantes 8 km. 8 km é uma distancia boa para correr, sacia a vontade.

    ResponderExcluir