sábado, 29 de maio de 2010

Dez Milhas Mizuno, 30 de Maio

De volta às trilhas (Morro da Faxina), não corri a Mizuno, mas nosso atleta-cronista estava lá. e segue abaixo o seu relato e algumas fotos do evento...




Realizada no Rio de Janeiro, em duas modalidades: ou individual, na qual cada pessoa percorreria essa distância (16.090 metros, ou 16,09 km), ou na modalidade de revezamento, na qual duas pessoas percorreriam, cada uma, a metade das dez milhas.
Estavam inscritos na modalidade individual, o Marcelo, a Simone e o Manoel; a Carla se inscreveu no revezamento. A Aldina e o Redi iriam comparecer no apoio, mas só ela apareceu.
Antes da corrida, só a Carla e o Manoel se encontraram no local da entrega dos “chips” de número mais alto, ponto habitual de encontro dos componentes da “Zona de Amigos”. Soubemos que o Marcelo não apareceu porque tratou de se encaminhar de imediato para o local de largada, queria ficar atrás dos corredores de elite para aproveitar seus vácuos.
A Simone não foi vista, nem antes, nem durante, nem após. Por que será?
A largada e chegada ocorreram junto ao Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo; a corrida foi no sentido “Botafogo”, em duas voltas, com retornos no morro da Viúva e em frente à Avenida Rio Branco”.
Aproveitando o tal vácuo, Marcelo completou o percurso em uma hora e meia, ou seja, 90 minutos. E ainda esnobou, dizendo que só não melhorou o tempo pelo fato de ter sentido o quadril no meio da prova, dor que já vem lhe incomodando há algum tempo.
Manoel completou a prova em, aproximadamente, duas horas e quatro minutos, ou 124 minutos. Ele forneceu a seguinte explicação sobre o seu tempo: disse ele que completou a primeira perna em 57 minutos e a segunda perna, em 67 minutos, e por ter pensado tanto nelas, sentiu câimbras nas suas, bem ao final da segunda metade, quando faltavam uns dois quilômetros para terminar a prova. Disse ele que sentiu também uma dor, já crônica, no tendão patelar do joelho esquerdo. Ele parecia meio desanimado  e confessou que estava desistindo de seu projeto de correr o “Ironman” em 2016.
Uma outra explicação para o bom tempo do Marcelo foi o fato de sua “cara-metade” estar viajando. Assim, não houve aquele vinhozinho bebido no sábado à noite, comprovando a tese daqueles que pregam a abstinência alcoólica antes das competições.
O apoio da Aldina foi assim, assim... Ela ficou tão preocupada com o movimento das ambulâncias, vigiando para saber se elas sairiam de seus postos para socorrer algum corredor esgotado, que não viu o Manoel chegar.
Quando pudermos, mencionaremos o tempo da Carla.


(Texto e fotos: Manoel Rodrigues)

3 comentários:

  1. Pois é, desta vez não deu pra mim... e nem foi a hora. Na verdade, quisera eu ter perdido a hora, eu estaria bem menos triste do que estou agora.
    O fato é que uma tendinite no tornozelo está me deixando de molho por uns dias, espero que bem poucos. Já, já eu volto. Melhor parar por uns dias do que por um longo tempo, ou seja, é uma parada estratégica.
    Já soube que a corrida foi um sucesso, parabéns Marcelo e Manoel!

    ResponderExcluir
  2. Milhas e milhas distante...
    Acho que o grande atrativo dessa prova foi a distância (16.090m), pouco comum entre nós que moramos num país onde predomina o sistema métrico decimal. Outros detalhes a destacar foram:
    1- O sentido da prova: normalmente corremos na pista obedecendo o mesmo sentido que os carros fazem quando circulam. Desta vez fomos pela "contramão" em duas voltas pelo mesmo circuito.
    2 - a largada e chegada: em vez de começarmos na pista normal, desta vez foi na pista auxiliar de acesso aos estacionamentos do MAM. Mais estreita e um pouco confusa para seis mil paticipantes.
    Essa coisa de fazer duas vezes o mesmo trajeto (quatro retornos) é chato. Melhor seria que o local de largada e chegada fossem em locais diferentes.
    Com relação ao meu desempenho, acho que foi bom diante do calor que fez durante a prova e da monotonia do percurso. Terminei em 01:30:00 e o Manoel em 02:04:35
    No mais, como todas as provas organizadas pela O2, nada de novo.

    ResponderExcluir
  3. Ola, fiz Revezamento nessa corrida. Meu tempo Parcial 5 milhas 00:53:14. Total do percurso de 10 Milhas: 01:31:54.
    []s,

    ResponderExcluir