segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro - 22 de Agosto

Texto de Manoel Rodrigues

Realizada no dia 22/08/2010, num dia de sol, de céu muito azul, temperatura agradável no início, ficando ligeiramente quente com o passar da prova, parecendo primavera e não inverno.
A largada foi às 9,03, na praia de São Conrado, próximo da subida da Avenida Niemeyer, tendo ao fundo os contornos da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita.
Participaram cerca de 19.000 pessoas, sendo a Carla e o Manoel os representantes da AZO, tendo como expectadores, os amigAZOs, José Augusto e Tatiana, que assistiram o início da corrida, postados em cima da mureta da Niemeyer.
Pontos fracos da prova:
 1) O excesso de participantes não permitiu uma performance adequada. Durante a Niemeyer,  todo muito correu encaixotado, só melhorando a partir do Leblon, quando já haviam sido percorridos quase 5 kms. Mesmo a partir do Leblon, a massa de pessoas ainda era razoavelmente compacta, inclusive gerando outro pequeno encaixotamento na Rua Francisco Otaviano, que liga Ipanema à Copacabana, já com quase 8  kms de corrida, porque essa rua estava em meia pista.
2) O horário de largada às 9,00 num dia de sol, mesmo de inverno, atrapalhou os corredores mais lentos, pois eles terminaram entre 11hs e 12hs da manhã, portanto no horário do maior pico de calor.
3) O percurso, embora bonito, era menos bonito e mais cansativo (psicologicamente falando) que o da Meia Maratona da cidade do Rio de Janeiro, que neste ano foi realizada em 18/7. Na meia de 18/7, a largada foi na Barra, passando pelos elevados do Joá (vista espetacular), daí em diante o mesmo trajeto da de 22/8, até o Aterro do Flamengo. A meia de 18/7 terminou no início do Aterro, enquanto a de 22/8 percorreu 6km no Aterro, portanto em ida e volta, com repetição de trajeto (a volta do Aterro), que trouxe o cansaço psicológico citado.
4) Não foram distribuídos  repositores energéticos. E a bebida isotônica, ofertada no km.13, foi servida em copos sem tampa, fato que obrigou a tomá-la de uma só vez,  ao invés de aos goles.
Pontos fortes:
1) As personalidades que sempre alegram as corridas (tinha o Batman, tinha o Robin, tinha o Elvis, tinha garçom com bandeja, tinha índio, etc). Lembrou um pouco o espírito alegre da São Silvestre;
2) Como espetáculo, as 19.000 pessoas deram um colorido especial à corrida (a foto da Niemeyer apinhada é tradicional).
3) Ainda falando em termos de ESPETÁCULO, a divulgação que a Globo (uma das organizadoras) deu a prova, o horário de largada e o número de participantes, trouxeram para as ruas um grande volume de expectadores ao longo de trajeto, os quais  incentivaram e aplaudiram os corredores o tempo inteiro. Foi uma festa.
4) A camiseta de corrida, com mangas, igual àquelas do Circuito das Estações (que pode ser usada no dia a dia esportivo), era muito bonita. A camiseta da Meia de 18/7 foi do tipo “regata”, limitada em seu uso posterior.
5) Postos médicos (com ambulâncias do Incor) ao longo do percurso, em lugares previamente demarcados (nove postos)
Pra finalizar, a Carla completou o percurso em 2,4414 hs e o Manoel terminou em 2,4703 hs. O Manoel terminou com as câimbras tradicionais; a Carla com dores no quadril, mas, ambos felizes.

3 comentários:

  1. Depois dessa meia maratona, eu me convenci que a minha musculatura não está preparada para ir muito além dos 10 kms. Tive câimbras nas 10 milhas da Mizuno e nas meias maratonas de 18/7 e na de 22/8, sempre nas duas panturrilhas.
    Na realidade, eu devia frequentar uma academia e trabalhar um pouco mais os músculos, ao invés de só fazer 2 ou 3 treinos semanais de 7/8 kms.
    De qualquer maneira, meu tempo na meia de ontem (22/8) foi inferior em quase 4 minutos que a de 18/7. E ontem o dia estava muito mais quente.
    Tá dificil alcançar os quenianos.

    ResponderExcluir
  2. No texto, onde se lê Rua Rainha Francisco Otaviano, leia-se Rua Francisco Otaviano. Inicialmente, havia colocado no texto, Rua Rainha Elisabeth. Ao corrigir o nome da rua, esqueci de deletar a rainha. Foi mal

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu camarada. Correr 52 Km em um mês não é para qualquer um.
    Do jeito que estão as coisas devo completar a prova do dia 07/09 rolando...

    ResponderExcluir