terça-feira, 3 de maio de 2011

Corrida e Caminhada Centenário da Pça Saens Pena: Eu sobrevivi!!

Ainda bem que não se faz 100 anos todo ano... O nome a ser guardado é Jeans Publicidade, a (des)organizadora do evento.
Primeiro vamos falar da entrega de kits: o regulamento dizia que os kits seriam entregues em uma barraca montada pela organização na praça, na véspera da corrida. Sábado de manhã fui até lá, e como não acessava meus e-mails desde quinta-feira, não sabia que essa entrega havia mudado para o escritório da (des)organização e para a Livraria Eldorado (equipes pegavam em um lugar e inscrições individuais em outro). Perguntei a um individuo devidamente identificado com o crachá da produção que participava da montagem do palco e o mesmo me respondeu que a entrega seria feita pela manhã, antes da prova. Pensei comigo mesmo, isso vai dar m... quase deu, ainda bem que resolveram levar os kits que não foram entregues e distribuir no dia, pelo visto, mais gente não recebeu/leu o e-mail da organização, enviado na quinta-feira, dia 28!! Não poderiam ter colocado um aviso no site??!!
Enquanto eu pegava o meu kit, pude acompanhar a reclamação de vários atletas sobre a falta de um guarda-volumes, que terminou sendo improvisado com uma barraca da organização.
O percurso foi mudado 3(!!) vezes: para quem fez inscrições antes do dia 15, o percurso descrito no site era um, que abrangia a Rua Ibituruna, Gal Canabarro e Av. Maracanã. Mais tarde foi alterado, suprimindo esse trecho e criando um novo após a Rua Uruguai, e durante a corrida, pasmem, o percurso foi outro, seguindo pela Conde de Bonfim, passando da praça e retornando pela Rua dos Araújos até a Gal Roca. 8KM SEM ÁGUA!! É isso mesmo, numa manhã quente de abril corremos 8km pelas ruas da Tijuca SEM UM PONTO DE HIDRATAÇÃO, quando a organização prometia no site, pelo menos dois pontos. No final, durante premiação e troca de medalhas, a (des)organização pedia desculpas e dizia que iria melhorar para o ano que vem. Desculpas??!! Isso foi quase criminoso!! Ano que vem?! Não contem comigo...
Elogios para os militares, não só os batedores que trabalharam como apoio, mas também para os que correram e interromperam a sua corrida para ajudar a controlar o trânsito, e um especial para a galera que correu de coturno e calça camuflada, bom essa foi mesmo quase uma operação de guerra.
Desbafo realizado, vamos ao lado bom da coisa: é sempre bom encontrar a galera animada para correr. A Lôra, que só ía de apoio, aproveitou uma "aba" do Alex e terminou correndo com uma inscrição emprestada. Manoel, que saiu de casa dizendo prá Aldina que ía à feira (Manéu, de tênis de corrida e sem bolsa?) e Alex. Como vocês podem reparar na foto, eu e Manoel, recebemos números consecutivos, aliás, quase que ele repete o número da Fun & Run (46).
O percurso, mesmo com todas as alterações, terminou sendo bem legal, com uma subida mais acentuada no final (Rua dos Araújos), mas com a falta de água, quem pensava em diminuir tempo (eu fui um desses enganados) terminou diminuindo foi a velocidade. A Lôra, que havia acelerado e me deixado para trás após o km 3,5, começou a andar um pouco, na esperança de que eu a alcançasse com um dinheirinho para parar em um bar e beber alguma coisa. Ô Lôra, quem é que corre com dinheiro no bolso (bem, depois dessa corrida, eu...)? Chegando na Rua dos Araújos ainda tive que ouvir, primeiro de um carinha da organização, depois de um molequinho que descia a rua com a mãe: Ô 46, você tinha que estar lá na frente!!
Parabéns ao Alex, em sua primeira corrida além dos 5km.

Resultados:

684 Alex: 55:36
681 Lôra: 55:47
046 Redi: 56:49
045 Manoel: 1:02:12

Percurso Definitivo




4 comentários:

  1. Corridinha complicada essa! Mas parabéns aos corredores pela performance.

    ResponderExcluir
  2. Nada tenho para acrescentar à descrição do Redi.
    Deixando de lado todos os problemas, inclusive a falta de hidratação (um problema bem sério), as corridas em percursos de ruas são bem interessantes. Além de não haver a monotonia de percorrer circuitos extensos e, portanto, psicologicamente cansativos, há sempre uma interação qualquer com pessoas em carros , em ônibus,ou nas calçadas.
    Gostei da corrida em si.
    Gostei do meu tempo, está dentro da média que faço para os dez quilômetros (7,5 minutos por quilometro)i

    ResponderExcluir
  3. Tivemos sim alguns contratempos no percurso que geraram transtornos aos participantes. Constatou-se um número expressivo de participantes e de público estimado com a presença de mais de 1200 pessoas, numa manhã de domingo, na Praça Saenz Peña. No tocante aos participantes registramos as reclamações apontando os mesmos questionamentos, porém recebemos muitos e-mails de elogios parabenizando a iniciativa.

    Ressalto que conseguimos colocar cerca de 840 participantes nas ruas, cujo resultado final foi gratificante, principalmente, por ter sido o primeiro evento na Praça (Tijuca) de uma modalidade esportiva, que vem registrando a cada dia um crescente número de adeptos. E que fatos como esses também aconteceram em corridas de outros organizadores.

    A Tijuca, na semana da corrida, registou uma série de problemas sofridos em virtude das chuvas, com muitas áreas afetadas, ruas enlameadas, etc.

    Para esclarecer esses percalços colocamos na segunda-feira passada no site www.saenzpena100anos.com.br uma Nota de Esclarecimento e de desculpas pelos transtornos gerados.

    Esse evento, dentre outros eventos que a Jeans Publicidade organizou, mesmo que tenha sido de outros moldes, foi o único que apresentou esse questionamento. Infelizmente, tivemos esses contratempos operacionais que fugiram de nosso controle.

    Desta forma, acredito, com base numa análise positiva de tudo, valeu a experiência. Os erros ou falhas cometidas serão evitados, com certeza. Nos próximos eventos tomaremos as medidas preventivas para que fatos desagradáveis como esses não sejam repetidos.

    Todos nós sabemos que sempre surgem problemas de última hora em eventos, até mesmo numa corrida, por mais organizada e planejada que seja.

    Por outro lado, recebemos contatos de alguns coordenadores de equipes, que participaram da Corrida e Caminhada Centenário Praça Saenz Penã, que questionaram os erros, e ao mesmo tempo, manifestaram apoio nos próximos eventos, até porque, eles mesmos foram surpreendidos pelo número de pessoas ali presente e sabem das dificuldades em organizar um evento desse molde, mobilizando uma grande quantidade de pessoas.

    Esperamos contar com a vossa compreensão e sua reconsideração.

    Um forte abraço,

    Fernando Chaves, Diretor

    ResponderExcluir
  4. Cavalo dado não se olha os dentes, mas oh presente de grego este! Mas, valeu por estar entre amigos e ponto final.

    Luiza

    ResponderExcluir