quinta-feira, 21 de abril de 2011

Circuito Fun & Run: O portuga não sossega!

Quinta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, e o primeiro dos dias do feriadão da semana santa  e quatro dias depois da extenuante  Corrida da Ponte.
Nem era para o Manoel, nosso único representante, estar  correndo, mas já havia feito a inscrição antes da “Ponte” e resolveu encará-la como um primeiro treino após aquela odisseia.
O percurso era único, de 9,2 km, desde a concha acústica (próxima à Estação das Barcas de Niterói) até a Estação de Catamarãs, em Charitas.
Esse percurso correspondeu à segunda etapa do Circuito Fun and Run, de Niterói (a primeira foi a Corrida dos Fortes, acontecida ao final de 2010, na qual compareceu o nosso amigo e “chef” Taka).
Eram cerca de 400 corredores ( alguns caminhantes), percorrendo quase toda a orla niteroiense da Baía de Guanabara,  com certeza a sua parte mais bonita.
Organização muito boa da “Trilhas a Pé”, com alguns outros  patrocínios e apoios, entre eles o da “Trilhas e Rumos”, conhecida de todos nós trilheiros.
Muito boa a corrida e o trajeto: largada às 7,45 da matina, água gelada nos pontos de hidratação (a cada três kms, parece um padrão) e isotônico, frutas e barras de cereais ao final, além da medalha de conclusão, troféus para os primeiros em geral e de cada faixa etária, e sorteio de vários brindes.
Durante o trajeto, enquanto à frente ia-se conferindo a marcação dos kms sendo superada, via-se à direita a bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, à esquerda o campus da UFF e os belos prédios de Icaraí, São Francisco e Charitas. Bom não precisar olhar para trás para conferir se o  ameaçador ônibus recolhedor não estava de olho nos atletas mais lentos.
Tempo do Manoel: entre 1.10hs e 1.11 hs., que correspondeu à uma média ligeiramente abaixo de 8 minutos por km, o suficiente para ser um dos últimos dentre os que correram e para chegar na frente de todos os que caminharam.
Após terminada a corrida, Manoel retornou caminhando até a praia de São Francisco (uns 2 kms mais) para pegar o ônibus para casa. No caminho parou na padaria que se tornou o ponto de encontro da AZO quando faz trilhas pelo Parque da Cidade. Comprou uma cerva bem gelada, sentou-se naqueles marcadores de calçadas conhecidos como fradinhos, e sorveu-a bem devagar, satisfeito com as boas coisas simples da vida.


Texto de Manoel Rodrigues

2 comentários:

  1. Curti o percurso, deve ser muito bonito. Fica para a próxima.
    Mas tenho que dedurar... o portuga correu escondido da Aldina... rsss

    ResponderExcluir
  2. Participar de uma corrida quatro dias depois do soro não é para qualquer um. Mas para quem deitado na maca falava em aposentadoria, tá demais da conta.
    Parabéns ao portuga por mais um desafio.

    ResponderExcluir